O projeto de obras de alteração de um edifício na Rua Chã, n.º 85-91 (Porto), foi sujeito a pré-avaliação arqueológica, dado inserir-se na zona condicionada do centro histórico do Porto. Os trabalhos arqueológicos de prevenção promovidos pela NEXO – Património Cultural, consistiram no Acompanhamento Arqueológico da execução do projeto, possibilitando um estudo detalhado do edifício.
O cruzamento das fontes documentais, as análises de cartografia antiga, de plantas, da fotogrametria e da estratigrafia observada durante as várias operações de reabilitação, forneceram dados que permitem afirmar que estamos na presença de um conjunto de edifícios, com múltiplas fases construtivas de que o corpo central é na sua origem o mais antigo, de meados do século XIV.
Segundo a documentação consultada, a partir de inícios de quinhentos, o imóvel será objeto de obras na medida em que se encontravam «…mal repartidas» e «…do modo antigo» e iniciando um processo cumulativo até à atualidade.
Concomitantemente, em jeito de nota, a documentação coligida permitiu ainda restituir os nomes dos vários proprietários que habitaram estes edifícios ao longo dos séculos.
Na NEXO desvendamos vestígios para contar as estórias…