Edifício medieval na malha urbana da Rua Chã (Porto).

O projeto de obras de alteração de um edifício na Rua Chã, n.º 85-91 (Porto), foi sujeito a pré-avaliação arqueológica, dado inserir-se na zona condicionada do centro histórico do Porto. Os trabalhos arqueológicos de prevenção promovidos pela NEXO – Património Cultural, consistiram no Acompanhamento Arqueológico da execução do projeto,  possibilitando um estudo detalhado do edifício.

O cruzamento das fontes documentais, as análises de cartografia antiga, de plantas, da fotogrametria e da estratigrafia observada durante as várias operações de reabilitação, forneceram dados que permitem afirmar que estamos na presença de um conjunto de edifícios, com múltiplas fases construtivas de que o corpo central é na sua origem o mais antigo, de meados do século XIV.

Segundo a documentação consultada, a partir de inícios de quinhentos, o imóvel será objeto de obras na medida em que se encontravam «…mal repartidas» e «…do modo antigo» e iniciando um processo cumulativo até à atualidade.
Concomitantemente, em jeito de nota, a documentação coligida permitiu ainda restituir os nomes dos vários proprietários que habitaram estes edifícios ao longo dos séculos.

Na NEXO desvendamos vestígios para contar as estórias…

 

                     

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s