Trabalhos de Valorização Arqueológica na Serra do Carvalho (Póvoa de Lanhoso).

No âmbito de um projeto de florestação na Serra do Carvalho (Póvoa de Lanhoso), que se encontrava sujeito a condicionantes de carácter patrimonial devido à sua proximidade com uma necrópole megalítica, a NEXO Património Cultural em colaboração com outras entidades, procedeu à realização de trabalhos de salvaguarda de dois dos monumentos identificados.

 

Os trabalhos que envolveram cerca de uma dezena de voluntários, na sua maioria naturais do concelho da Póvoa de Lanhoso, consistiram na limpeza superficial e registo arqueológico destas estruturas milenares.

Estas ações permitiram uma melhor avaliação do estado de conservação dos monumentos, além de uma caracterização pormenorizada dos tumuli. Esta atividade teve ainda como intuito visar a criação de uma dinâmica de educação patrimonial e de consciencialização social, procurando potenciar a compreensão e preservação deste tipo de sítios junto da comunidade que, por desconhecimento e dificuldade de identificação no terreno, facilmente se encontram sujeitos a ações destrutivas.

Na NEXO promovemos a salvaguarda e a fruição dos vestígios…

 

 

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s